The Rock Tour: Camping Trip de Alice Springs a Uluru, Austrália

“Estamos no meio do nada”, eu sussurrei enquanto pegava outro bastão.

Meio do nada. Nenhuma outra coleção de três palavras foi tão usada porque primeiro colocamos os pés na vastidão do Outback australiano. Nesta parte do mundo, praticamente tudo está o “meio do nada”.

Nosso grupo foi dividido em pares, todos coletando lenha entre árvores baixas e arbustos altos, esparsamente batendo as dunas vermelhas. Tinha todos os ingredientes de um thriller trágico: queda de temperatura, diminuição da luz e dingos rosnando à distância. Cada bastão que pegamos do chão foi seguido por um suspiro profundo (ou uma oração silenciosa, se eu fosse um teísta). Sempre foi um alívio não encontrar uma cobra ou aranha venenosa por baixo. A credibilidade mortal da Austrália é difícil de se livrar.

Enrolei meu braço esquerdo em volta de uma pilha de meia dúzia de paus e arrastei um tronco de árvore esbelta com o meu melhor para o lado da estrada, onde nossa van estava estacionada. Então, quebramos os grandes e longos ramos em pedaços menores antes de entregá -los um a um para Nick, nosso guia de viagem, que estava no topo do trailer e garantiu que toda lenha, até todos os últimos galhos, estava no lugar.

“Vamos precisar disso para dormir profundamente hoje à noite”, disse Nick enquanto pulava do veículo. “Estamos passando a noite no meio do nada.”

Há essa frase novamente.

“E no ‘meio do nada’, implico no meio do FCKin ’em nenhum lugar”, acrescentou ele antes de voltar ao assento do motorista. Seguimos o exemplo, encontrando nosso lugar dentro da van, onde passamos a próxima hora se perguntando onde estávamos diabos. Logo, a estrada de concreto olhou para a sujeira e a van tremia enquanto seguíamos diretamente para a escuridão. Depois de vários minutos, paramos e enfrentamos o frio.

“Bem -vindo ao meio do nada”, disse ele ao iniciar um pequeno incêndio, permitindo uma olhada em nossa casa durante a noite. E ele não estava brincando.

Esta foi apenas a primeira noite de nossa viagem de acampamento de três dias, que atravessa 1500 quilômetros no centro vermelho da Austrália. Com nosso arranjo de acomodação em Alice Springs YHA, esta jornada épica organizada pelas viagens de rock começou em Alice Springs, o assentamento mais significativo do Outback.

O que está coberto neste guia?

Dia 1: Alice Springs e The Kings Canyon
Noite 1: Obtendo os ganhos
Dia 2: Kata Tjuta e Uluru Sunset
Noite 2: um sono muito mais confortável
Dia 3: Walking ‘Round Uluru

Mais sugestões no YouTube ⬇️⬇️⬇️ Postagens relacionadas:

Dia 1: Alice Springs e The Kings Canyon

O penhasco de arenito de 100 m de Kings Canyon.
Nick nos pegou por volta das 5 da manhã em Alice Springs Yha, onde passamos a noite anterior. Pegando alguns outros passageiros ao longo do caminho, fizemos o nosso caminho para a primeira parada: Kings Canyon.

O Kings Canyon faz parte do Parque Nacional Whararrka de 71.000 hectares, normalmente negligenciado por turistas para o Uluru muito mais conhecido. O recurso impressionante do site é o imponente penhasco de arenito vermelho, atingindo tão alto quanto 300m. Enrugando a borda oeste da cordilheira George Gill, essas paredes foram resultado da erosão de pequenas rachaduras na terra ao longo de milhões de anos.

Existem três trilhas para caminhada que se pode levar para explorar o site, e escolhemos o que nos permitiria ter a experiência completa do desfiladeiro – a caminhada da borda. Começa com uma subida na colina do coração, chamada para a agonizante caminhada de 500 etapas até o topo, onde praticamente desmaiei. Eu gostaria de poder dizer que era simplesmente porque os pontos turísticos me deixaram sem fôlego – eles eram espetaculares, é claro – mas também porque eu estava vomitando ar na exaustão total. Foi uma subida íngreme, e deve -se aceitar o desafio no seu próprio ritmo.

Mas valeu a pena. Caminhamos pelas montanhas onduladas (todos costumavam estar debaixo d’água milhões de anos atrás), contornados com cúpulas de arenito, nos esprememos em fendas e nos familiarizamos com a geologia e a ecologia do local. A trilha de 6 km também nos levou a um poço permanente chamado Jardim do Éden.

Leia: Caminhada de Rim do Kings Canyon

Depois de um almoço rápido, pegamos a estrada novamente e seguimos para o nosso acampamento. Ao longo do caminho, paramos para o lado da estrada três vezes: coletar lenha, dar uma boa olhada em Atila (Monte Connor) e pegar o sol sobre o lago Amadeus Salt Lakes.

Não saia da trilha.
Ver no último mirante.

Noite 1: Obtendo os ganhos

Nick continuou dirigindo mesmo depois do anoitecer em uma estrada de terra, que terminou em um acampamento, onde Nick imediatamente começou uma fogueira, nos ensinou a assar um amortecedor (um tipo básico de pão que usa cerveja como ingrediente essencial) e preparado Um refeitório fácil do acampamento. Todas as mãos estavam no convés. Cada um de nós recebeu uma tarefa. O trabalho de amor, eles dizem, e tornou o jantar muito mais saboroso e muito mais recheado.

Depois de lavar a louça, nos reunimos ao redor do fogo e vimos Nick nos mostrar como usar o que eles chamam de “swags”, essencialmente um robusto e uma versão glorificada do saco de dormir. “O primeiro thTinta que você faz depois de abrir um ”, ele disse,“ é verificar se há aranhas. Ou escorpiões. Como queiras.” O humor de Nick é, em alguns casos, do lado áspero, honesto e quase assustador, mas nós o amamos por isso. (Posso dizer absolutamente que ele foi o melhor guia de viagem que encontramos em qualquer país de todos os tempos. Ele é um homem sem sentido, mas ainda é muito adorável. Não sei como ele faz isso.)

Pôr do sol no interior
No meio do nada
Quando tivemos nossos ganhos e encontramos nosso lugar ao incêndio, o grupo trocou histórias sobre nossos antecedentes pessoais, planos de viagem, mochila, América, controle de armas, tudo.

Não havia banheiros por perto. “Se você precisar ir”, disse Nick, “pegue a pá e vá”. Ninguém foi naquela noite.

Eu dormi na segurança dos meus ganhos com apenas meus olhos expostos, colados às estrelas. Eu nunca tinha visto as estrelas gêmeas tão brilhantes. A Cruz do Sul estava lá. Vênus, Marte e Júpiter brilhavam tão perto um do outro. E então, nada.

Dia 2: Kata Tjuta e Uluru Sunset

A manhã seguinte
Acordei com Nick, andando com seus alto -falantes, explodindo Wake Me Up antes de ir! Em um instante, todos estavam de pé, arregaçando seus ganhos. Depois de um alongamento rápido, limpando e café da manhã, estávamos na estrada novamente.

Nossa primeira parada foi essencial: banheiros e banheiros. Mas assim que todos se refrescaram, estávamos a caminho de Kata Tjuta.

Também chamado de Monte Olga, Kata Tjuta é um grupo de 36 grandes formações rochosas abobadadas que abrangem uma área de 21,68 quilômetros quadrados. As rochas são feitas de conglomerado, pedregulhos unidos por arenito. É um local sagrado importante para os aborígines, especialmente para as mulheres.

Embora existam seções íngremes e algumas pedras soltas para negociar, caminhar pela Kata Tjuta é muito mais simples que o Kings Canyon. Por aproximadamente três horas, a pista de caminhada nos levou aos muitos vigias de tirar o fôlego.

O kata tjuta subindo ao fundo
Kata Tjuta
Nosso guia Nick discutindo como Kata Tjuta foi formada.
Esse sou eu no topo de uma inclinação em Kata Tjuta.
O próximo no cronograma foi Uluru, o marco conhecido do Outback. Nosso mini-bus parou na lateral de um ponto de vista, e saímos do carro carregando uma câmera de vídeo em uma mão e uma garrafa de cerveja na outra. Tivemos um bom local, nossa câmera de vídeo com lapso de tempo estava rolando e a luz estava começando a diminuir. O melhor da nossa frente foi a muitos símbolos de renome da Austrália.

“Mal posso esperar para que ela brilha”, nossa nova amiga Rachel não pôde incluir a emoção dela.

Não é cada dia que sim, alertou Nick. Ainda assim, todos esperavam que fosse naquela noite. Nossas sombras dolorosamente, lentamente cresceram mais tempo quando o sol começou sua descida atrás de nós. O céu azul não existia mais. O horizonte exalava um brilho dourado que pintou a cena, mel e roxo.

E então, brilhava. Uluru refletiu o pôr do sol tão lindamente que tivemos que segurar nossas mandíbulas no lugar.

Uluru brilha ao pôr do sol
De perto com o uluru brilhante
Tempo de selfie com toda a gangue.

Noite 2: um sono muito mais confortável

Depois de um ótimo jantar no ponto de vista, voltamos ao acampamento. Desta vez, já conhecíamos o exercício. Pescamos nossos ganhos para fora do trailer, os abrimos, verificamos os insetos e tivemos uma boa noite de sono após outra conversa do incêndio. Era muito mais confortável desta vez, pois não sentimos mais no meio do nada. Havia outros campistas não muito longe, você podia ouvir a risada deles. E havia banheiros. Não há muito mais caminhadas de vergonha com a pá a reboque.

Dia 3: Walking ‘Round Uluru

Nosso dia começou muito antes da manhã anterior. Desta vez, queríamos fazer a pausa do amanhecer no mesmo ponto de vista em que vimos o brilho da rocha de Ayer. O frio da temporada de inverno estava permeando nossas jaquetas não tão espessadas, mas ficamos lá apenas esperando por outro show totalmente gratuito. Não demorou muito para que o sol emergasse por trás da enorme rocha, subindo lentamente ao pintar o céu azul desta vez. Foi impressionante minuto, algo que eu ainda gostaria que durasse muito mais tempo.

Dawn em Uluru
Como se o coração da Austrália, Uluru fica no centro do continente. É um “Inselberg”, ou o que minha Pal Wikipedia define como “uma colina ou botão isolado que se eleva abruptamente de uma planície suave ou praticamente nivelada”. O arenito enorme fica com 348m de altura. Mas o que o torna incrível é que é um monólito homogêneo, o que implica que não tem separação e junção nas superfícies da cama.

Também chamado de Rock de Ayer, um nome dado a ela em 1873 em homenagem a Sir Henry Ayers, a Anangu local chama de Uluru. Hoje, ambos os nomes são aceitos. Ao longo do século, a “propriedade” e o controle dessa maravilha haviam sido uma questão importante para os aborígines e o governo. Por ter sido aberta como um local de viajante em 1936, foi promovido como um lugar para escalar, o que (entre outros) perturbou o povo local de Pitjantjatjara. Para eles, Uluru é sagrado e eles sempre foram proibidos de escalá -lo. Em 26 de outubro de 1985, a terra foi devolvida ao localOs aborígines do governo, mas devem ser alugados para a Agência Nacional de Parques e Vida Selvagem. O governo e os habitantes locais o co-administraram.

Leia: Uluru Sunset, Sunrise e sensibilidades

Caminhada de Base Uluru
Então, em vez de escalá -lo, escolhemos apenas andar em torno dele. Chamada Uluru Base Walk, a trilha de 10 km leva de três a quatro horas para ser concluída, fazendo breves paradas para ler em formações rochosas e cantos essenciais. A fotografia é proibida em inúmeras áreas, muitas das quais permanecem os locais para os “rituais privados” que nem todos os timbros de anúncios podem ver.

Após a caminhada, Nick nos trouxe o Uluru Yha, onde passaríamos a noite. A viagem terminou para nós o melhor então. Mas o resto da gangue foi capaz de conferir uma fazenda de camelo a caminho de Alice Springs.

Fomos a Uluru como parte de um pacote de viagem da YHA. Ele vem com 2 noites em Alice Springs YHA e uma viagem de acampamento de 3 dias a Uluru, cortesia do Rock Tour, que faz uma parada no Kings Canyon (dia 1), Kata Tjuta (dia 2) e, finalmente, Uluru (dias 2- 3).

Para muito mais informações ou para reservar a turnê, consulte este site.

Onde ficar: Alice Springs Yha Hostel oferece acomodações baratas melhores no coração do centro da cidade. Também estão disponíveis viagens de canguru e viagens externas (para Uluru). Confira o site oficial em www.yha.com.au ou reserve aqui: Alice Springs Yha Hostel.

Mais sugestões no YouTube ⬇️⬇️⬇️

Postagens relacionadas:

Alice Springs & Uluru em um orçamento: Guia de viagens de orçamento

Kings Canyon Rim Walk, Austrália

Outback australiano: Uluru Camel Trip ao nascer do sol

Uluru, Austrália: pôr do sol, nascer e sensibilidade

8 paradas populares no Parque Nacional Litchfield, Austrália: uma programação de viagem de um dia